domingo, 30 de novembro de 2008

CAIXA










O tema da peça revela-se de imediato no titulo: A Caixa, e a Carolina explica:
" Caixa representa genericamente a grande caixa universal que é o mundo com as suas pequenas e múltiplas caixas: os países, os lugares dentro dos países, as pessoas dentro dos lugares. Esta caixa também é o corpo, a cabeça e o coração. Uma caixa que pensa, sente, guarda, interioriza, memoriza, projecta futuro, ilude-se, imagina e evolui. Uma caixa que se transmuta. Uma caixa que, simultaneamente individualiza e socializa. Uma caixa que abre lentamente, para se (se) comunicar."

O premio Nobel da paz, o Presidente Ramos-Horta , faz o discurso de abertura.
E começa a peça. Uma historia encenada e dirigida pela Carolina Rodrigues, uma actriz portuguesa que veio passar um mes a Timor, com o objectivo de desenvolver um workshop de teatro com as crianças e os jovens do CJPAV (Centro Juvenil Padre António Vieira). O Instituto Camões, em parceria com o CJPAV financiam e promovem. O sucesso do projecto garante o regresso da Carolina em Janeiro, pelo menos por mais seis meses.
A Historia é contada por treze timorenses. Os ensaios encheram o espaço criança do Centro durante três semanas e foram sérios, atentos e expectantes.
No dia 28, o actor principal, o Gui, entra em palco com uma pequena Caixa de madeira nas mãos. Ate ao final, permanece assim. Os outros actores misturam-se no palco, em sons , ritmos e gestos que representam, dramatizam, questionam e aproximam. Mas só um consegue, no final, comunicar com o Dono da Caixa. Porque admitiu ter também uma Caixa, ainda que invisível.
A peça fala de muita coisa e de quase nada, deixa margem à descoberta. Não esgota sentidos ou significados.
E cada um encontrou nela, aquilo que quis.

4 comentários:

Mi disse...

Que caixa tão grande e tão cheia de coisas lindas está a ficar a tua...! :) Mesmo aqui de longe sente-se tanto um afinar da sensibilidade que sempre te caracterizou...!
Obrigada por estares aí e partilhares as metamorfoses da "tua caixa" connosco!!
beijinhos, mil

joana marques disse...

de facto, a tua caixa enche-se!transforma-se, cresce.. e tu aproximas-te da essência!
que bom:)fiko feliz por ti
e por essa sabedoria transbordar um bocadinho e chegar até nós.noutro canto do mundo:)
bji*

mumi disse...

Que mais posso acrescentar aos 2 comentários anteriores?...A interpretação que partilhas connosco da peça é muito bonita e a mensagem fantástica...Ob., querida. Beij.,
Mumi

C-ASA disse...

Joana,
que beleza encontrar-te assim só por acaso e fazer parte do in the mood for love!

Obrigada! a minha caixa coração sorri ao ler-te!

beijos
carolina